Dr. Maurício B. Dias - Ortodontista SBS Quadra 2 Ed. Empire Center sala 604. Brasília - DF Tel.: (61) 3323 22 20

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

COMO LIMPAR OS DENTES COM APARELHO ORTODÔNTICO



Quem faz uso de aparelho ortodôntico quer deixar seus dentes bem posicionados e bem alinhados, o que deixa o sorriso mais bonito e saudável. O tratamento ortodôntico demanda bastante esforço do paciente para que o resultado seja alcançado de maneira satisfatória.


Você no tratamento ortodôntico irá precisar colaborar com algumas situações, mas a principal delas está associada a disciplina com os cuidados de higiene bucal  para manter a saúde de dentes e gengivas livres de cáries, inflamações e infecções durante o tempo de tratamento.

Fazer a higiene bucal é uma prática diária que envolve alguns desafios. A falta de tempo, a preguiça, dificuldades técnicas para usar o fio dental e fazer a escovação corretamente são situações que boa parte da população está está exposta, inclusive você. Quando o assunto é escovar os dentes usando aparelho ortodôntico fixo, a situação torna-se bem mais complicada, o tempo necessário para os cuidados com a saúde bucal torna-se maior e muitas vezes acaba se transformando numa condição desagradável levando a desistência ou displicência com o momento da escovação. Para ajudar você a superar estes desafios, este artigo tem o objetivo de ensinar a você como escovar os dentes com aparelho ortodôntico de maneira simples e efetiva.

O aparelho dentário tem vários componentes, os mais conhecidos são os brackets que são as peças que vão coladas em cada dente. Os brackets por sua forma e por ocuparem um grande espaço na superfície dentária são o ambiente ideal para o acúmulo de alimentos e proliferação bacteriana, o aparelho ainda é composto de fios (arcos), que dificultam o uso de fio dental e bandas (anéis), que facilitam a proliferação microbiana na superfície mastigatória dos dentes.

Neste artigo você encontrará algumas dicas que facilitarão a tarefa de limpeza dos dentes e gengivas.


TENHA UMA ESCOVA APROPRIADA PARA APARELHO ORTODÔNTICO


Ela deve ter cerdas macias e arrendondadas nas pontas para não agredir as gengivas e causar retração, cabeça pequena e um sulco central que permita o encaixe dos brackets e tubos do aparelho.

Escove os dentes em dois sentidos: de cima para baixo e depois de baixo para cima. Isso ajuda a retirar partículas de comida que pode estar presas nos brackets. 



Faça uso de  uma escova interdental para limpar corretamente as partes laterais dos brackets e do fio. A escova interdental pode ser do tamanho convencional ou também pequena para quem busca carregar sempre consigo na bolsa. Mova a escova interdental de forma suave de cima para baixo entre os componentes do aparelho e entre os dentes. Se a escova entrar muito folgada é necessário a escolha de uma de um diâmetro maior.

A escova de tufo se adapta perfeitamente aos contornos dos dentes e brackets. Sua cabeça mínima e cerdas longas conseguem atingir áreas quase inacessíveis para fazer uma limpeza altamente efetiva. Deixando as superfícies totalmente lisas e polidas e previne qualquer alteração ou problema em decorrência do acúmulo de placa bacteriana, como desmineralização, cáries, inflamação gengival.




FAÇA USO CORRETO DA PASTA DE DENTE

         Deixar a escova sob água corrente, aplicar uma pequena quantidade de pasta de dente nela. Isso faz com que a limpeza dos dentes seja mais eficiente.

Faça uso de pasta de dente com flúor. Pois ajuda a deixar os dentes menos suscetíveis à cáries.

O aparelho ortodôntico pode deixar os dentes mais sensíveis, então faça uso de uma pasta formulada para diminuição da sensibilidade dentária.



COMO PASSAR O FIO DENTAL

A parte mais complicada e que demanda mais paciência e tempo é a do fio dental. Mas, esta é também uma das fases mais importantes, já que tem o objetivo de limpar as superfícies laterais dos dentes e a região mais profunda e interna da gengiva que nenhum tipo de escova consegue acessar.

Quem usa aparelho pode usar o passa fio, uma "agulha" de plástico com um encaixe para o fio dental. Assim fica mais fácil desviar do aparelho e limpar entre os dentes e a gengiva. Tome cuidado para não forçar o aro do aparelho com o fio.

Deve-se lembrar de passar o fio dental duas vezes em cada espaço, pois dois dentes dividem aquela porção da gengiva. A primeira passada deve ser na gengiva encostada em um dente e a segunda o fio deve passar no dente vizinho. Sendo o limite de profundidade determinado pela resistência da gengiva.


ENXAGUANTES BUCAIS

Enxaguantes bucais com flúor são indicados para uso em pacientes com aparelho, porém são opcionais não tendo uma importância tão grande quantos os outros itens citados. Não se engane com as propagandas que dizem que as soluções de bochecho conseguem chegar onde as escovas não conseguem. Para esta finalidade o fio dental é o produto indicado. Portanto use a solução de bochecho se considerar conveniente, mas não acredite que ela seja capaz de realizar milagres ou limpar sua boca sozinha, esta solução pode até melhorar seu hálito momentaneamente, mas ela não substitui a escovação e o uso do fio dental.




DR. MAURÍCIO B. DIAS - ORTODONTISTA
SBS QUADRA 2, ED. EMPIRE CENTER SALA 604. BRASÍLIA-DF. TEL.: (61) 3323 22 20 E (61) 98169 34 06


←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário