Dr. Maurício B. Dias - Ortodontista SBS Quadra 2 Ed. Empire Center sala 604. Brasília - DF Tel.: (61) 3323 22 20

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

QUANDO TROCAR A SUA ESCOVA DE DENTES



É muito comum permanecermos em nossa zona de conforto e deixarmos as coisas do jeito que estão. Isto aplica-se há um monte de coisas, mas não para a sua escova de dentes. Embora seja tentador continuar usando a mesma escova de dentes a qual se está acostumado.

CUIDADOS COM A ESCOVA DE DENTES: LIMPEZA, ARMAZENAMENTO E SUBSTITUIÇÃO

A escovação dos dentes desempenha a cada dia um papel cada vez mais importante para a higiene oral pessoal através da remoção eficaz da placa bacteriana. Os cuidados com a escova também são fatores importantes para higiene bucal. Recomenda-se que as pessoas devam substituir suas escovas de dentes a cada 2-3 meses, ou antes, se as cerdas estiverem desgastadas pelo uso.

Nos últimos anos, os cientistas tem se dedicado a estudar se as escovas de dentes abrigam micro organismos que possam causar infecções orais, e/ ou sistêmicas. Sabe-se que a cavidade bucal é o lar de centenas de diferentes tipos de micro organismos, por isso, não é surpresa que estes micro organismos sejam transferidos para a escova de dentes durante a sua utilização. Também é possível que micro organismos que estão presentes no ambiente no qual a escova de dentes está armazenada acabem colonizando-a também. As escovas de dentes podem até ter bactérias sobre elas já durante o embalamento, já que não são itens que sejam obrigatoriamente vendidos esterilizados.

O corpo humano está constantemente exposto a micro organismos potencialmente nocivos. No entanto, o corpo é normalmente capaz de se defender contra infecções através de uma combinação de mecanismos passivos e ativos. A pele sem machucados e as membranas das mucosas servem como uma barreira passiva para bactérias e outros micro organismos. Quando estas barreiras são desafiadas ou violadas, os mecanismos ativos, tais como enzimas, ácidos digestivos, lágrimas, glóbulos brancos e anticorpos entram em jogo para proteger o organismo contra doenças.


Existem evidências clínicas que suportam que o crescimento bacteriano em escovas de dentes possam levar a problemas de saúde.

CUIDADOS GERAIS COM AS ESCOVAS DE DENTES:

1) Não compartilhar as escovas de dentes. O compartilhamento de  uma escova de dentes pode resultar em uma troca de fluidos corporais e/ ou micro organismos entre usuários da escova de dentes, colocando os indivíduos envolvidos em um risco maior de infecções. Esta prática deve ser uma preocupação ainda maior para as pessoas com sistemas imunológicos comprometidos ou com doenças infecciosas existentes.
2) Enxaguar as escovas com água após a escovação para remoção de remanescentes de creme dental e restos de alimentos.
3) Guardar a escova na posição vertical, se possível, que ela fique com as cerdas imersas em uma solução de água sanitária (2 gotas) e água suficiente para cobrir a cabeça da escova
4) Não cobrir ou guardar as escovas em recipientes fechados. Um ambiente úmido como o de um pote fechado é mais propício para a proliferação de micro organismos
5) Substituir as escovas a cada 2-3 meses se as cerdas estiverem íntegras, no caso delas se apresentarem desgastadas deve-se substituir antes
6) Se tiver tido uma gripe ou resfriado, para evitar uma recontaminação.

                                                                  SBS QUADRA 2 ED. EMPRE CENTER SALA 604. BRASÍLIA-DF CEP: 70.070-904. TEL.: (61) 3323 22 20



←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário