Dr. Maurício B. Dias - Ortodontista SBS Quadra 2 Ed. Empire Center sala 604. Brasília - DF Tel.: (61) 3323 22 20

terça-feira, 23 de agosto de 2016

COMO O APARELHO ORTODÔNTICO AGE


O tratamento ortodôntico tem como objetivo corrigir a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente tornam-se mais difíceis de serem mantidos limpos e podem ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal. Dentes nesta situação Também causar desconfortos adicionais aos músculos de mastigação que pode levar a dores de cabeça, síndrome da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas. Os dentes tortos ou mal posicionados também prejudicam a sua aparência, o que pode afetar a sua auto-estima.
O tratamento ortodôntico é executado de acordo com um planejamento baseado em informações clínicas, como o exame da cavidade bucal e análise facial e de outras informações provenientes da documentação radiográfica, modelos dos arcos dentários e fotografias. A decisão do que fazer será tomada com base científica em conjunto com a formação do profissional, sua experiência e nos desejos dos pacientes, aos quais o profissional esclarecerá a viabilidade do tratamento.
PRINCÍPIOS QUE NORTEIAM O TRATAMENTO ORTODÔNTICO:

REMODELAÇÃO DOS OSSOS

Como estrutura de suporte do corpo humano, o esqueleto é remodelado durante toda a vida por um sistema bem coordenado de dois tipos de células: os osteoclastos e os osteoblastos. Os osteoclastos reabsorvem o osso velho enquanto os osteoblastos são responsáveis pela formação de novo osso nas áreas reabsorvidas. Todo esse sistema funciona em ciclos, de modo que todo o esqueleto é continuamente renovado enquanto a integridade estrutural não é afetada. O ciclo de remodelação óssea é sintonizado pelos osteoblastos e consiste em uma série complexa de eventos celulares e moleculares diretamente ligadas a hormônios, citocinas e fatores de crescimento.
MOVIMENTAÇÃO DENTÁRIA
Aproveitando-se deste sistema bem sintonizado, a ortodontia e a ortopedia facial conseguem mover dentes e conformar arcos dentários através do tratamento ortodôntico. Através da manipulação e aplicação de forças durante tratamento ortodôntico, é possível criar mudanças nesse sistema, prevendo, assim, sua resposta biológica e alcançando o efeito terapêutico desejado.
Os dentes se movimentam durante o tratamento ortodôntico devido a capacidade de remodelação do osso alveolar (osso onde estão inseridos os dentes). Fios e brackets exercem forças no dente, que por sua vez são transferidas aos tecidos periodontais (fibras e tecidos de suporte que se encontram entre as raízes dos dentes e o osso). Essas células respondem através de uma série de ativações a nível molecular, promovendo a remodelação óssea, que finalmente resultam na movimentação dentária planejada no tratamento ortodôntico. Por isso é muito importante compreender os níveis de forças aplicados e o processo de reorganização celular e remodelação da estrutura óssea e periodontal ao redor dos dentes, a fim de alcançar o movimento dentário desejado e planejado durante o tratamento ortodôntico.
COMO O APARELHO ORTODÔNTICO AGE
O aparelho dentário no tratamento ortodôntico age nos dentes através dos ligamentos periodontais e do osso alveolar, em volta  do dente.  Esse tecido, encontrado unicamente nesta região, insere o dente ao osso alveolar. Em certo sentido, ele serve como um meio de comunicação entre os dentes e o osso alveolar. Ele é também responsável por diversas funções como a mastigação, a deglutição e a informação proprioceptiva (sensibilidade de tato que os dentes apresentam e que nos ajuda a discernir quanta força exercemos na mastigação, assim podemos diferenciar entre um grão de gergelim e uma carne mais dura). Esse tecido, altamente especializado, é o fator fundamental para a movimentação dos dentes durante o tratamento ortodôntico. Dentes anquilosados (que perderam os ligamentos periodontais) não podem ser movimentados no tratamento ortodôntico. Os implantes dentários não podem ser movimentados no tratamento ortodôntico, pois não apresentam o ligamento periodontal devido à osseointegração. Quando forças são aplicadas aos dentes, através de diversos dispositivos, sejam brackets, fios, elásticos ou aparelhos removíveis, o ligamento periodontal é estendido de um lado e comprimido do outro. A força exercida sobre ele promove a ativação dos osteoclastos e osteoblastos que, por sua vez, reabsorvem o osso na região de compressão e promovem a nova formação óssea na porção estendida, respectivamente. Esse fenômeno biomecânico que é responsável pela movimentação dos dentes no tratamento ortodôntico.

      SBS Quadra 2 Ed. Empire Center, sala 604. Brasília-DF tel.: (61) 3323 22 20



0 comentários:

Postar um comentário