Dr. Maurício B. Dias - Ortodontista SBS Quadra 2 Ed. Empire Center sala 604. Brasília - DF Tel.: (61) 3323 22 20

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

CIRURGIA ORTOGNÁTICA: O QUE É?




A cirurgia ortognática tem como  indicação a harmonização das proporções dos ossos da face. Modificando  as posições de maxila, mandíbula queixo e gengivas, quando alterações no crescimento ósseo dos maxilares trazem alterações nas dimensões dos ossos da face e alterações na mordida. Sua definição vem das palavras em latim “orto” que significa correto e gnatos que  vem de maxilares. Ou seja: significa é o procedimento que corrige a relação entre os maxilares quando somente o tratamento ortodôntico não consegue corrigir a oclusão (mordida).


É indicada para pessoas que possuem uma desarmonia facial, que são resultado de um crescimento exagerado ou inadequado dos ossos que compõem a face: maxila, mandíbula, nariz e zigomático, afetando cerca de 10% das pessoas. A assimetria facial tem início durante a fase de crescimento se estabilizando na idade adulta. Época na qual este tipo de procedimento é realizado.

Normalmente, antes da cirurgia é necessário o  tratamento ortodôntico, pois se os dentes estiverem desalinhados fica mais difícil de se fazer o encaixe na posição correta. Mas em alguns casos, a cirurgia pode ser realizada antes mesmo do tratamento ortodôntico. Isto é chamado de benefício antecipado e acontece nos casos nos quais os dentes já possuem um certo engrenamento.

A fase de preparação é longa, variando de um ano e meio a 3 anos, durante este período o ortodontista irá posicionar seus dentes a uma nova posição que proporcionará que eles se ajustem após a cirurgia.

Em casos cirúrgicos durante o tratamento ortodôntico é comum que os pacientes percebam uma “piora” no posicionamento dos dentes. Isto acontece porque o ortodontista tem que corrigir as compensações musculares que levaram os dentes para aquelas posições, fazendo com que a má oclusão se expresse completamente. Após a cirurgia e com os ossos reposicionados, o paciente percebe que seus dentes enfim se ajustam de forma adequada.

Para realização dos procedimentos cirúrgicos, o ideal é que o profissional seja um dentista com especialização em cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial, ou seja, o cirurgião buco-maxilo-facial. Ele trabalhará em equipe com o ortodontista que irá alinhar seus dentes antes da cirurgia e fazer os ajustes finais após ela por um período de tempo que varia de 6 a 9 meses.

Quando o tratamento ortodôntico pré-cirúrgico estiver próximo do fim, um registro adicional e atualizado, incluindo raios-x, tomografias computadorizada, fotos e moldes de seus dentes, serão realizados para ajudar no direcionamento da cirurgia.

A cirurgia ortognática é realizada no hospital com anestesia geral, com o paciente em jejum de 10 horas e, dependendo do procedimento, a alta é dada no dia seguinte. As incisões costumeiramente são realizadas na parte de dentro da boca, não deixando cicatrizes no rosto.  Basicamente, “solta-se” a maxila, a mandíbula ou o queixo - e, às vezes todos eles. Sendo a fixação da nova posição dos ossos com placas e parafusos de titânio. Após quatro dias da alta hospitalar, tem-se início o uso de elásticos que são encaixados no aparelho ortodôntico que serão colocados e retirados pelo próprio paciente.

Normalmente não ocorrem dores após a cirurgia devido os ossos estarem unidos por  placas e parafusos de titânio, o que evita a micro movimentação , praticamente eliminando a dor. Se alguma dor se tornar presente, ela é facilmente controlada através de medicações simples como analgésicos e anti inflamatórios.

Recomenda-se que o paciente fique fora de suas atividades e trabalho por pelo menos 15 dias, sendo ideal três semanas. Na primeira semana de pós-operado, a pessoa irá se alimentar só de líquidos, e, depois, gradativamente vai iniciar com os alimentos pastosos. Já as carnes são alimentos liberados apenas depois de três meses, e atividades físicas depois de seis ou nove meses.

A indicação do procedimento é uma correção funcional da desproporção esquelética, que pode vir ou não provocar dores musculares e nas articulações. Embora a maioria dos pacientes busquem a cirurgia por questões estéticas e psicológicas.

Em termos de contraindicação, como em qualquer outra cirurgia, é necessário checar sobre distúrbios sistêmicos que contraindiquem uma anestesia geral. A cirurgia ortognática também está contraindicada para pacientes que não irão cooperar com os cuidados pós-operatórios e que possuam distúrbios neurológicos.

Como em qualquer procedimento cirúrgico, a ortognática possui seus riscos “comuns”, porém, existem formas de amenizar estes riscos. Uma das maneiras é optar pelo profissional adequado que irá realizar o procedimento, avaliar a sua equipe e o hospital. Além disso, como não se trata de uma cirurgia de emergência, e sim, uma cirurgia eletiva, devemos escolher o momento mais oportuno para aquele paciente, de acordo com a sua saúde e agenda.

FASES DO TRATAMENTO:

1) Avaliação da necessidade de exodontia dos terceiros molares (sisos) antes da montagem do aparelho.
2) Montagem do aparelho ortodôntico
3) Cirurgia ortognática
4) Recuperação - 30 dias sem esforço físico, sem esporte nem sol.
5) Retomada do tratamento ortodôntico após 30 a 60 dias de realizada a cirurgia para refinar a posição dos dentes.
6) Controles periódicos com o cirurgião.


SITUAÇÕES QUE PODEM INDICAR A NECESSIDADE DE CORREÇÃO CIRÚRGICA:

1) Dificuldade de mastigação
2) Dificuldade de deglutição ( engolir)
3) Dores crônicas na mandíbula e nas articulações
4) Dores de cabeça tencionais
5) Desgaste excessivo dos dentes
6) Mordida aberta anterior e posterior (espaço entre os dentes superiores e inferiores ao fechar a boca).
7) Lesão facial ou defeito de nascença, devido  a algumas síndromes e anomalias como microssomia hemifacial, disostose cleidocraniana, fissuras palatinas e labiais, Síndrome de Treacher Collins
8) Trauma facial.
9) Queixo retraído
10) Mandíbula proeminente
11) Incapacidade de manter a boca fechada sem esforço.
12) Respiração pela boca
13) Apneia do sono

BENEFÍCIOS DA CIRURGIA ORTOGNÁTICA:


1) Melhora da respiração
2) Melhora da mastigação
3) Melhora do posicionamento lingual
4) Melhora da oclusão
5) Menor desconforto nas articulações
6) Aumento de autoestima


                                           SBS QUADRA 2, Ed. Empire Center sala 604, Brasília-DF. Tel.: (61) 3323 22 20





←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário