Dr. Maurício B. Dias - Ortodontista SBS Quadra 2 Ed. Empire Center sala 604. Brasília - DF Tel.: (61) 3323 22 20

quinta-feira, 10 de março de 2016

ORTODONTIA LINGUAL




A possibilidade de colagem do aparelho fixo pelo lado interno dos dentes abre uma nova perspectiva para os pacientes que necessitam de tratamento ortodôntico fixo e não podem exibir o conhecido "sorriso metálico " por motivos pessoais, profissionais ou quando a estética é um grande problema.
Esta técnica foi desenvolvida nos Estados Unidos na década de 70, pela necessidade de tratamento ortodôntico em modelos, artistas de cinema, políticos, esportistas e demais pessoas públicas. No Brasil seu uso é mais recente, mas já esta sendo muito procurada pelos pacientes e usada pelos profissionais da área.

O número de pacientes adultos que procura os consultórios odontológicos para correção do posicionamento dos dentes tem aumentado consideravelmente. Este fato pode ser explicado pelo aumento da expectativa de vida da população e também pelo poder que a mídia exerce sobre as pessoas no que se refere à estética em geral. Muitos adultos têm vergonha do sorriso metálico ou acham que o tratamento pode prejudicar suas carreiras profissionais.   O aparelho lingual também é a melhor escolha para praticantes de esportes. Em caso de pancadas na boca, estes não sofrem lesões na parte interna dos lábios e bochechas.
A Ortodontia Lingual surge como uma alternativa completamente invisível para satisfazer esta nova demanda, já que a estética do sorriso tem uma influência considerável nas vidas das pessoas.

As peças metálicas são posicionadas em um modelo de gesso dos dentes do paciente para que sejam então, transferidas e fixadas com uma resina especial na face interna dos dentes, num procedimento chamado de colagem indireta. Este passo é necessário devido a dificuldade de se posicionar corretamente os brackets na porção interna dos dentes.

Os arcos metálicos e os elásticos também ficam na parte interna dos dentes voltada para a língua (daí o nome desta técnica), ficando imperceptíveis. É a chamada estética total.

O avanço no desenho dos brackets permitiu que esses se tornassem cada vez menores, arredondados e mais confortáveis. O desconforto inicial e o período de adaptação ao aparelho lingual varia de pessoa para pessoa, mas de uma maneira geral dura cerca de 7 a 10 dias.
A Ortodontia Lingual necessita de instrumentos próprios e um ortodontista especialmente treinado nesta técnica. A maioria dos pacientes são bons candidatos a um aparelho dentário lingual. O tempo de tratamento é comparável ao dos aparelhos convencionais.

VANTAGENS:

- A face visível dos dentes fica livre para uma melhor higiene.
- O paciente fica livre para sorrir desde o começo do tratamento. Os dentes vão sendo corrigidos sem que ninguém perceba.
- As peças são coladas mais próximas do centro de resistência dos dentes facilitando os movimentos, principalmente a expansão das arcadas, pela força de dentro para fora dos arcos.
 - A ortodontia Lingual requer instrumentos próprios e um ortodontista especialmente treinado nesta técnica. A maioria dos pacientes são bons candidatos a um aparelho lingual. O tempo de tratamento é comparável ao dos aparelhos convencionais.

 DESVANTAGENS:

- Incômodo lingual devido ao atrito com as peças coladas.
- Alteração inicial da fala, pela diminuição do espaço da língua.

INDICAÇÃO:

Pacientes resistentes a usar aparelhos ortodônticos convencionais por motivos pessoais ou por motivos estéticos ou profissionais

CONTRA-INDICAÇÃO:
 - Severa disfunção da ATM.
- Oclusão posterior mutilada.
- Pacientes com faces alongadas.
- Prótese anterior extensa.
- Dentes levemente tortos.
- Ancoragem crítica.
- Paciente com higiene oral pobre e problemas periodontais não controlados.




SBS Quadra 2 Bloco “S” Ed. Empire Center sala 604 Brasília-DF Tel.: 3323 22 20 e Cel.: 98169 34 06
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário